CRASE é difícil?

A princípio, tudo o que é novo, é desconhecido, é difícil. 
Cabe a nós pesquisarmos até o ponto em que nos familiarizamos... aí deixa de ser difícil.
Entretanto, se entendermos ser desnecessário ou irrelevante, acharemos difícil para sempre. 
Vejamos:

Uma grande instituição de ensino superior, em atuação há quase 50 anos em nosso país, publicou, em sua página eletrônica, um Manual para o ensino de pós-graduação. Nesse Manual, a expressão A DISTÂNCIA, que se escreve assim mesmo (sem acento grave indicativo de crase), aparece 14 vezes com a crase e 7 vezes sem ela. 
Nota-se, portanto, que para quem escreveu e para quem revisou este Manual o assunto é difícil ou desprezível. 
Só para registro... há outras impropriedades nesse mesmo Manual. 

Mas vejamos outros casos:

As placas de trânsito, que são de responsabilidade da Prefeitura da nossa Cidade, por exemplo. A que vemos abaixo traz uma "crase" diante de um numeral. 

Na propaganda de uma rede de lojas de artigos femininos, "a prazo" tem crase, como "à vista". 


Este restaurante oferece um prato que eu não conheço:


E esta crase diante do verbo? O que dizer disto? 
E o que dizer do "à quilo"?


Creio que só há uma conclusão. Não há interesse em conhecer, em investigar, pesquisar ou se informar. 
E você? Você tem interesse em conhecer melhor a sua língua materna? Sim, o idioma que você usa diariamente para se comunicar, seja oralmente ou por escrito... Você acha importante conhecer melhor, ou acredita que isso seja irrelevante?



Comentários