FUGA DO TEMA
A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA NA LÍNGUA
Na cantina, pedi um café. Estava quente, muito quente e eu queimei a língua. Logo fui advertido pela colega, com quem havia marcado um compromisso após a aula, de que um terço, pelo menos, de minhas potencialidades se perdera ali. Afinal, a língua é de extrema importância nessas ocasiões. E ela estava certa. Ainda que tenhamos chegado ao ápice de nosso intento, faltou algo. Faltou aquilo que só com o correto uso da língua eu lhe poderia proporcionar. Mas, com a língua ferida, não consegui. Não consegui mostrar a ela como são os fonemas alveolares ou os alveopalatais. Marcamos, então, novo encontro para estudar fonética.
Dejair de Azevedo Fernandes Junior
Rio de Janeiro, junho de 2008.
É
essencial que entendamos a diferença existente entre Tema e Título.
TEMA é algo mais
abrangente e consiste no assunto que deve ser explorado ao longo do texto.
TÍTULO é
algo mais sintético, é como se fosse afunilando o assunto que será posteriormente
discutido.
Do tema é que se extrai o título, haja vista que o tema é um
elemento-base, fonte norteadora para os demais passos.
fonte: https://blogdoenem.com.br/redacao-tema-titulo/


show!!!!! kkkkkk
ResponderExcluirObrigado, amigo. Afinal, estudamos a língua!
ExcluirGostei !!!
ResponderExcluirSaber diferenciar isso é primordial.
Verdade. Tivemos problemas em classe sobre isso.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAcredito que a confusão entre título e tema vai muito além de saber o conceito atribuído cada um. O problema está no fato de que a escola não ensina a ler, ela só conceitua. Conceitua o que é texto, quais as partes de um texto, como deve ser a estrutura de um texto etc. Entretanto, esquece do primordial: ensinar a identificar os elementos linguísticos e extra linguísticos que formam esse texto. Para que um tema seja identificado é preciso saber reconhecer no texto que palavras e expressões dão conta do que que o autor quer dizer, que elementos foram utilizados para manter o fluxo temático e muitos outros fatores que estão em jogo quando escrevemos e lemos um texto. Entretanto a escola "esquece" de ensinar isso. Sendo assim, ela vem formando leitores de superfície e , por esse motivo, ele ( leitor) só pseudo identifica o tema na superfície dos textos lidos. E qual é a pista mais evidente da temática de um texto senão o seu título?
ExcluirComplexo... mas extremamente pertinente.
ResponderExcluir